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Low Carb, High Fat – L’Officiel Brasil

Excelente matéria sobre LCHF (Low Carb, High Fat).

Texto da reportagem:

Bacon em uma dieta? Sim, isso existe e a gente foi investigar a fundo como funciona a LCHF, sigla para Low Carb, High Fat (pouco carboidrato, muita gordura). A dieta, ou estilo de vida, como as adeptas estão acostumadas a chamar, veio para revolucionar. A ideia é comer bastante gordura para emagrecer. Sim, gordura. Mas, vamos por partes.

HIGH LOW

LowCarbDiet-300x187A dieta LCHF consiste em diminuir drasticamente o consumo de carboidratos e aumentar o consumo de gordura. Comece tirando o trigo da sua alimentação – você vai ver que você vai se sentir muito mais disposta, depois retire os grãos e o açúcar. Seu consumo diário de carboidratos não deve passar de 70g se você quer emagrecer. Mas não adianta fazer uma dieta pobre em carboidratos e pobre em gorduras, isso vai fazer com que você se sinta fraca. Tem que ingerir gordura. “Ao contrário do que se imagina, não se trata de uma dieta de proteína; a quantidade de proteínas é adequada e normal. Se comemos poucos carboidratos, e comemos proteínas em quantidade normal, de onde virão as calorias para completar a necessidade diária? Das gorduras boas e naturais, presentes nos alimentos. Por isso low carb, high fat”, explica José Souto, médico, autor do maior blog brasileiro sobre LCHF (com mais de 2 milhões de acessos).

Mas, é claro, não pode ser qualquer gordura. Não vai adiantar sair comendo fritura e gordura trans. A gordura da sua alimentação deve vir de ovos, castanhas, manteiga (não margarina), azeite extra virgem, óleo de coco, leite de coco, abacate. “Sua glicose sanguínea é elevada quando você come carboidratos. Quando ela abaixa, seu corpo pede mais. Em uma dieta de baixo carboidrato, seus níveis de glicose sanguínea são estáveis”, explica Bruna Machado, dona do primeiro blog sobre o assunto no país, o Primal Brasil, e que já segue esse modelo há quatro anos.

DE VERDADE

Outro ponto importante dessa dieta é que você deve excluir alimentos ruins da sua vida. Refrigerantes, salgadinhos, queijos processados e produtos light/diet. É importante consumir alimentos de verdade, sem rótulo. É claro que não dá para excluir os alimentos processados para sempre da sua vida, mas é importante priorizar carnes, ovos, verduras, vegetais.“ Coma como a humanidade sempre comeu antes da epidemia de obesidade, antes que as pessoas passassem a ter medo da gordura e começassem a comer um monte de carboidratos em seu lugar a coisa mais desastrosa que a saúde pública já viu”, esclarece Dr. Souto. “A dieta disponibiliza todos os nutrientes essenciais que qualquer ser humano necessita porque há grande e variado consumo de vegetais, carnes de todos os tipos e ovos. Os carboidratos não são nutrientes essenciais”, explica a nutricionista Alice Dalpicolli Rodrigues, que nada contra a corrente atual dos profissionais da sua área. “Até pouco tempo atrás eu também seguia a mesma linha da grande maioria dos profissionais. Mas me dei conta de que tinha algo errado nas estatísticas das últimas décadas que relacionam saúde e nutrição. Fui buscar compreender o porquê do grande aumento de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares em uma era em que praticamente não se consome gordura e prioriza-se alimentos pouco calóricos, diet e light, farinhas e grãos integrais. Então mudei totalmente minha conduta”, explica a nutricionista.

PARA COMEÇAR

Se você se interessou por essa dieta, é fácil, fácil começar. Só não pode ter medo das gorduras. Elas devem ocupar 70% do seu consumo diário. Se você deixar de consumi-las, vai se sentir fraca e sem energia. “Quando for ao supermercado, prefira os legumes, carnes, derivados do leite (não o leite em si)”, ensina Bruna. “Dá para fazer várias receitas com esses ingredientes que matam a vontade de comer as coisas proibidas.” Raquel Zucchi, dona do Instagram @raqueleatsfat_ um dos mais legais de seguir se você quer fazer essa dieta_, também dá a dica: “Para saber se a LCHF pode ser uma boa pra você: você come o que acha certo (pães integrais, cereais, muitas frutas), mas sente fome a cada três horas ou menos; sente vontade louca e incontrolável por doces, pães e outras besteiras; não aguenta mais comer frango feito na água e sem sal; detesta ter que comer barrinhas de cereal sem gosto, mas come porque já está com o estômago roncando mesmo tendo comido bastante no almoço.” Se identificou? Então você provavelmente vai se sentir mais saciada com essa dieta. Ou seja, não vai precisar fazer lanchinhos, contar os minutos para próxima refeição. É libertador. “Imagine você comendo um peito de frango bem sequinho e salada de alface no almoço. Isso seria low carb e low fat (dieta Dukan). Às 15h da tarde você estaria morto de fome! Agora imagine-se comendo dois bifes acebolados com um ovo em cada um, acompanhado de vegetais na manteiga, e seguido de morangos com nata como sobremesa. Primeiro: é delicioso. Segundo, você não vai pensar em comida até a hora do jantar”, exemplifica o Dr. José Souto.

“BACONTENTE”

Uma das coisas que mais atrai as pessoas a experimentar a LCHF é o fato de que o consumo de bacon é liberado. Sim, senhora. A gordura da carne é uma das “gorduras boas” e pode ser consumida à vontade. É claro, assim como a gente explicou, é melhor dar uma olhada no rótulo de produto: se contiver vários ingredientes que você não sabe nem pronunciar o nome, evite. Se o bacon for curado apenas no sal e um pouquinho de açúcar, está liberado. “Você pode comer bacon quase que à vontade. A melhor parte do hambúrguer, que é a carne, queijo e o bacon, você pode comer. Você não passa vontade, são comidas muito saborosas”, defende Bruna Machado. E é verdade. Nada de ficar passando vontade quando seus amigos estão num churrasco: a maioria das coisas é liberada pra você. Isso quer dizer que você nunca mais vai poder comer um pãozinho ou tomar uma cerveja na vida? Claro que não. Existe um método chamado 85:15 que sugere que se durante 15% do seu tempo você sair da dieta, não tem problema. Isso, por semana, dá três refeições. “A ideia da dieta não é, de maneira nenhuma, viver nela 100% do tempo. Até porque assim seria uma prisão. Alimentando-se no modelo da dieta a maior parte do tempo e se permitindo poucas refeições fora da dieta, já obterá ótimos benefícios”, explica a nutricionista Alice. É claro que, depois de excluir alguns alimentos da sua rotina, eles começam a te fazer muito mal. “Eu pessoalmente quando faço refeições que têm ingredientes fora do que costumo comer, prefiro que não envolvam trigo (nunca tive problemas com ele, mas hoje quando consumo me faz mal). Mas cada organismo reage diferente”, conta Raquel Zucchi.

ESCOLHAS

lchfSe você quer começar a LCHF, priorize as carnes orgânicas. Isso porque o gado que se alimenta de pasto, não de grãos, tem uma qualidade melhor de gordura. “Mas, se não tiver como, você já vai estar muito melhor que muita gente”, brinca Bruna. A mesma coisa dos ovos: prefira os caipiras, que vêm de galinhas que são criadas soltas. Mas, e quem come fora todo dia? “É um risco, mas é minha vida. Eu tento buscar as melhores opções. Carnes que são sejam feitas com molho, prefiro as grelhadas. Nos restaurantes sempre tem salada, legumes. É muito fácil”, ensina Bruna, que emagreceu 6,5 kg desde que começou a dieta, quatro anos atrás. Bruna também ensinou a gente que o ideal é se focar nas duas primeiras semanas da LCHF para que o corpo comece a entender que a gordura agora é sua fonte principal de energia. Assim que virar essa chave, você vai começar a perder peso e as gorduras localizadas vão sumir, já que o corpo não diferencia sua gordura e aquela que você está consumindo. Então a dica é: siga o modelo por duas ou três semanas sem sair da linha. “Basta cortar os carboidratos e perder o medo das gorduras”, finaliza Dr. Souto.

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