Home / Publicações / Dicas / Exercite-se Sem Desculpas
Tired spinning senior woman

Exercite-se Sem Desculpas

Tired spinning senior womanManhã de segunda-feira, uma chuva gostosa bate na janela, você se ajeita embaixo do edredom, sentindo-se confortável. Que maravilha! Que preguiça boa! Como é bom dormir, ainda mais com esse tempinho. De repente o relógio toca… É hora de levantar e se preparar para o dia. Banho, um café apressado, trânsito, metrô e ônibus cheio de gente, guarda-chuva pingando, carros correndo e jogando água pra todos os lados, pessoas com um péssimo humor. Pode haver um acidente no caminho e, então, você pega outro percurso para o trabalho ou os motoristas de ônibus podem estar em greve, o que te faz tirar o carro da garagem ou pegar um táxi. Por outro lado, o dia pode estar bonito, o trânsito mais ou menos, as pessoas estarem gentis, mas você estar com uma gripe chata, dor de cabeça, dor de barriga. Assim, como vai ter paciência para lidar com seu chefe? Ainda mais se o chefe grita, xinga e faz cobranças além do limite. Desse modo, como suportará aqueles clientes chatos? Principalmente aqueles fregueses que são eternamente insatisfeitos, rudes, mal educados e indecisos. Quem sabe, você está com problemas em casa, com a família, cônjuge ou filhos. Quantas vezes você já passou por coisas assim? Agora diz: Quantas vezes coisas assim te impediram de ir trabalhar?

endorfinasApostamos que muita gente passou por alguma situação parecida com as citadas. Mas também, é possível arriscar dizer que a maioria das pessoas que passam ou passaram por tais situações, poucas vezes deixou de ir trabalhar por isso. . Por quê? Será que é a vontade de trabalhar que motiva as pessoas a enfrentarem todos os obstáculos possíveis para bater o ponto? Será o salário? Seria o medo de ser demitido? Quase impossível saber. . Afinal, seu atraso não é tolerado, suas faltas precisam de justificativa e/ou de um atestado e às vezes geram descontos no salário ou até mesmo demissão. O que sabemos é que com o trabalho não há muito espaço para a desculpa.

 

Todavia, basta uma pia cheia de louça, uma casa para limpar, uma mesa de bar, um espetinho de carne, uma pizza de micro-ondas, um cachorro quente de rua, um dia de trabalho puxado, chuva, feriado, fim de semana, visita de amigo, dor de cabeça, cinema, familiar em casa, dia de futebol na TV, cachorro doente, piscina cheia, piscina vazia, etc. Qualquer coisa pode servir de desculpa para uma pessoa não ir treinar.

Veja bem, tudo isso são coisas que abrimos mão de fazer quando temos que trabalhar, quando temos um horário a cumprir. No entanto, por que não fazemos os mesmo sacrifícios pela nossa saúde, para manter uma prática de exercício físico regular? Por que inventamos tantas desculpas? Será que temos um instinto caridoso que nos faz trabalhar para os outros e depois gastar o dinheiro no comércio de outros detonando nossa qualidade de vida? Ou nos sentimos tão obrigados a trabalhar que tudo que queremos no fim do dia é descarregar o estresse adquirido? Difícil saber tas resposta. Tudo que sabemos é que isso são desculpas.

Experimente

Treinar não é pensamento, nem sentimento, é ação. Treinar é verbo. Vá e faça, regularmente e sem desculpas. Encare a chuva, encare o trânsito, peça para o amigo ou parente visitá-lo um pouco mais tarde, não deixe a louça acumular, mantenha a casa organizada e limpa guardando as coisas em seus devidos lugares, defina um dia para relaxar no bar, organize sua dieta, peça para alguém levar seu cachorro doente ao veterinário de carro e vá correndo atrás a pé, mas não deixe de bater o ponto do treino.

De forma saudável e regular, é preciso assumir um compromisso com você mesmo, estabelecendo o treino como parte “obrigatória” do seu dia a dia. Você não abre mão de ir pra praia todo ano porque a empresa deixou de te dar férias? Você passa oito, doze horas no trabalho e não pode cuidar de si durante uma “horinha”?  Então você é capaz de fazer sacrifícios pelos outros, mas não por você?

Espere até o mês que vem para se matricular na academia, para economizar e observe. É bem provável que você gaste esse dinheiro com um images (1)monte de bobagens como: cerveja, comida prejudicial, futilidades, dentre outros. Acontece que você só perceberá isso depois, quando já tiver perdido um mês de saúde e qualidade de vida. Deixe de ir caminhar hoje e observe se amanhã não acontecerá a mesma coisa.

A desculpa é o maior obstáculo psicológico para o sucesso na prática do exercício físico e ela atinge não só pessoas comuns como nós, ela também afeta atletas iniciantes e de alto desempenho.

Treino é regularidade, disciplina, perseverança, desafio e bater metas. Para isso é necessário fazer, treinar, mas a desculpa mata o treino no ninho. Aceitando a desculpa, dia após dia, ela se tornará sua prática regular, seu hábito. Quando você perceber que isso aconteceu, será uma manhã de segunda-feira… de 12 meses adiante.

 

 

Experimente

Faça chuva ou faça sol, assim na segunda como sábado: eu estarei lá. E você?

Sobre Portal do Emagrecimento

Somos pessoas comprometidas em buscar a verdade por trás do emagrecimento definitivo. Testamos produtos, damos dicas e entregamos para você, o que existe de melhor para ajudar na luta contra a balança.

Veja Também

vida saudável

5 regras para ter uma vida saudável: é mais simples do que parece!

Você já teve a sensação de que ser saudável é complicado demais? São tantas dicas, …

Deixe uma resposta